Cristina Maia e Costa, especialista em Medicina Geral e Familiar no Grupo Sãvida EDP Porto, esteve presente, na qualidade de moderadora, na sessão “Saúde da Mulher”, que aconteceu nas 27.as Jornadas Nacionais Patient Care. Veja as declarações, em vídeo, sobre os highlights da conferência.
“A Saúde da Mulher é importantíssima no dia a dia da Medicina Geral e Familiar”, começa por ressalvar Cristina Maia e Costa, acrescentando que a mulher é seguida desde a adolescência até à menopausa.
Sobre a comunicação dedicada à endometriose, a médica de família refere que, “atualmente, é um problema muito grave e frequente”, clarificando a relevância de um diagnóstico precoce com o objetivo de “salvaguardar a fertilidade da mulher e evitar que ela tenha problemas de dor e desconforto todos os meses quando menstrua”.
Por fim, Cristina Maia e Costa conclui que foram “três comunicações excelentes” que discutiram diversos tópicos e remata, deixando a mensagem de que é fundamental os médicos “estarem atentos a que estes problemas se resolvam precocemente”.
As 27as Jornadas Nacionais Patient Care decorreram dias 16 e 17 de fevereiro, no Centro de Congressos de Lisboa.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.