“Prevenção da violência sobre os profissionais de saúde” foi o tema da conferência que marcou o início do segundo dia das 27.as Jornadas Nacionais Patient Care. Presidente da direção da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN), André Biscaia, na qualidade de preletor, conversou com o Jornal Médico sobre os avanços preconizados nos últimos anos. Veja o vídeo.
“Há muito trabalho a ser colocado em prática”, salienta André Biscaia, frisando que, atualmente, se está “num momento em que os resultados estão a aparecer no terreno e de um modo mais estruturado”.
Neste sentido, refere que existem “pontos fulcrais em todas as instituições do SNS e alguns serviços centrais”, contam ainda com o apoio da PSP e da GNR, como pontos oficiais de contacto, que cobrem já todo o país.
Em suma, aponta: “Estamos num momento muito importante e que realmente podemos dar um passo muito relevante para a abordagem desta situação” –, e conclui partilhando que “todo o esforço coletivo vai proporcionar bons resultados”.
As 27as Jornadas Nacionais Patient Care decorreram dias 16 e 17 de fevereiro, no Centro de Congressos de Lisboa.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.