Rui Cernadas: Tecnologias de Informação ao serviço de médicos e utentes permitem monitorizar doenças crónicas
DATA
24/02/2023 11:33:13
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Rui Cernadas: Tecnologias de Informação ao serviço de médicos e utentes permitem monitorizar doenças crónicas

Num balanço muito positivo das 27.ª Jornadas Nacionais Patient Care, Rui Cernadas, especialista em Medicina Geral e Familiar (MGF) e vice-presidente do evento, destaca o programa científico “muito equilibrado” e o “rejuvenescimento geracional” refletido numa plateia composta por “gerações muito novas de médicos, muito interessados, muito participativos”. Assista à entrevista.

Com mesas-redondas que privilegiam “a discussão das tecnologias de informação, das novas aplicações que permitem aproximar o utente e o médico sem nenhum deles se mexer nos respetivos lados e, assim, monitorizar doenças crónicas”, destaca o especialista. Além disso, mantiveram o modelo de sempre “privilegiando a integração de cuidados com a atenção de termos o médico hospitalar e o médico de família para poderem fazer a interface destas especialidades e nesse sentido estamos muito satisfeitos”.

Para o futuro existem três certezas: “a primeira é que vamos dar atenção a algumas das principais doenças crónicas, como a insuficiência cardíaca, doenças neurológicas ou neurodegenerativas, diabetes e doenças metabólicas.; a segunda é que pretendemos ter temas inovadores; a terceira é que continuaremos a dar atenção às tecnologias de informação”, salienta Rui Cernadas.

As 27.ª Jornadas Nacionais Patient Care decorreram nos dias 16 e 17 de fevereiro no Centro de Congressos de Lisboa.

O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Joana Torres
O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde

A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.