A 7.ª conferência ReSViNET trouxe a Lisboa especialistas de todo o mundo para discutir o Virus Sincicial Respiratório (VSR). Teresa Tomé, do Hospital Lusíadas de Lisboa, salienta que “esta reunião com grande amplitude internacional e muito participada” permite discutir temas “muito importantes” nesta que, a seu ver, é uma fase de “desenvolvimento de estratégias preventivas”, da qual é exemplo a vacinação na grávida. Assista à entrevista.
Tendo em conta que o VSR é uma “causa importante da infeção respiratória, no primeiro ano de vida, sobretudo nos primeiros meses”, é “importante abordar questões que se relacionam com os pais”, como os custos diretos e indiretos ou as dificuldades laborais, mas também, “a importância que tem para a própria criança no que concerne a efeitos a curto e a longo prazo”, salienta a especialista. Prevenção é a palavra de ordem, até porque, “para o tratamento não há grandes novidades”, destaca Teresa Tomé.
A 7.º conferência ReSViNET decorreu de 22 a 24 de fevereiro no EPIC Sana Lisboa Hotel, em Lisboa.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.