Brenda Wijninga, da RSV Patient Network & Patient Advisory Board e mãe de uma criança com vírus sincicial respiratório (VSR), trouxe à 7.ª conferência ReSViNET o tema "RSV from Patient Perspective", daquela que, na sua perspetiva, é uma doença cujo trabalho de divulgação ainda é limitado. E, nesse sentido, alerta para a necessidade dos médicos ouvirem os pais, e juntos trabalharem no sentido de tratar da criança. Assista à entrevista.
Mãe de quatro crianças, foi diagnosticado ao terceiro filho, com poucas semanas de vida, VSR. Inicialmente julga-se ser apenas uma gripe ou uma constipação e os médicos desvalorizaram, pois, o meu filho não “apresentava nenhum dos sintomas habituais”. Por isso, Brenda Wijninga sentiu a necessidade de através da associação RSV Patient Network & Patient Advisory Board e de um livro para crianças, criar awareness a propósito desta que é uma situação que afeta tantas crianças em todo o mundo.
A 7.º conferência ReSViNET decorreu de 22 a 24 de fevereiro no EPIC Sana Lisboa Hotel, em Lisboa.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.