“Tratar de Mim” para capacitar os portugueses a cuidar da sua Saúde
DATA
18/08/2015 18:45:03
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

“Tratar de Mim” para capacitar os portugueses a cuidar da sua Saúde

medicos APIFARMA
A APIFARMA apresentou em julho o programa Tratar de Mim, uma iniciativa que visa contribuir para uma maior consciencialização da população em matéria de Saúde, promovendo uma sociedade mais informada e consciente da importância de comportamentos saudáveis, bem como da utilização responsável dos medicamentos não sujeitos a receita médica. Um objetivo que está em consonância com a missão das empresas farmacêuticas, de “contribuir para ganhos reais em Saúde”, salientou a vice-presidente da APIFARMA Cristina Campos, na cerimónia de assinatura do protocolo entre as várias associações parceiras na iniciativa e que marcou a apresentação pública da campanha.

A “capacitação do cidadão para tomar conta da sua saúde” foi também o objetivo do programa Tratar de Mim destacado pela vice-Presidente da Comissão APIFARMA OTC, Mafalda Araújo, que frisou ser esse fim que uniu todos os parceiros.

A decorrer até Junho de 2016, o programa Tratar de Mim é uma iniciativa da Comissão APIFARMA OTC e tem como parceiros a Direção-Geral da Saúde (DGS), o Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., a Ordem dos Médicos, a Ordem dos Farmacêuticos, a Associação Nacional das Farmácias (ANF) e a Valormed.

Após a assinatura do protocolo, que decorreu na sede da APIFARMA, o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, lembrou que “toda a informação é essencial para que o cidadão tenha uma melhor consciência da sua situação de saúde e de doença”.

Também o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Carlos Maurício Barbosa, frisou, na sua intervenção, a importância da informação para uma utilização responsável do medicamento, tendo salientado que obter uma maior “consciencialização quer dizer também não banalizar” a utilização do medicamento.

Ambos os bastonários destacaram o contributo positivo que o programa Tratar de Mim vai permitir nestas matérias, tendo também a vogal do conselho diretivo do Infarmed, Paula Dias de Almeida, sublinhado que “informação séria e rigorosa” sobre Saúde e o medicamento “deve ter cada vez mais peso” na sociedade.

Uma necessidade que mereceu também a concordância do diretor-geral da Valormed, Luís Figueiredo, do vice-presidente da ANF, Nuno Vasco Lopes, e do presidente da APIFARMA, João Almeida Lopes, que, no encerramento da cerimónia destacou o carácter abrangente do programa Tratar de Mim.

Numa primeira fase, o programa Tratar de Mim vai dar a conhecer quais os casos em que os medicamentos não sujeitos a receita médica podem ser utilizados para resolver pequenos problemas de saúde, bem como informação sobre a sua correta utilização e acondicionamento na farmácia caseira.

Pretende-se também incentivar a população a adotar comportamentos e escolhas de vida saudável, disponibilizando-se, para tal, informação diversificada através do site www.apifarma.pt/tratardemim e da página no Facebook do programa www.facebook.com/programatratardemim.

Sejam Felizes
Editorial | António Luz Pereira, vice-presidente da APMGF
Sejam Felizes

O início de cada ano é também o início do percurso de milhares de novos médicos. A todos, mas especialmente aqueles que como nós escolheram como futuro ser Médico de Família, queremos receber-vos com um desejo e um desafio. Que sejam felizes e façam com que aqueles que se cruzam convosco sejam felizes. Desejamos profundamente que este internato de formação específica em MGF seja um caminho de felicidade. Que se sintam totalmente realizados por terem escolhido a melhor especialidade do mundo. Que sejam felizes no internato, para que possam ser ainda mais felizes fora dele.

Mais lidas