Abertas as candidaturas aos Prémios Pfizer 2015
DATA
19/08/2015 13:00:21
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Abertas as candidaturas aos Prémios Pfizer 2015

Equipa Joao Barata
Decorre até 15 de Setembro o período para apresentação de candidaturas à 59.ª edição dos Prémios Pfizer, uma iniciativa que resulta de uma parceria da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (SCML) com os Laboratórios Pfizer.

Os trabalhos podem ser submetidos, através do endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Em comunicado, as entidades promotoras explicam que na atribuição dos prémios o júri apreciará o mérito dos trabalhos e projetos apresentados e a sua decisão será conhecida durante uma sessão solene a realizar no mês de novembro.

Os interessados deverão consultar o regulamento no site oficial da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa www.scmed.pt.

Reconhecida como a mais antiga distinção na investigação biomédica em Portugal, os Prémios Pfizer visam estimular e desenvolver a investigação científica, cobrindo todos os ramos da medicina humana. Os Prémios Pfizer foram criados em 1955 e, ao longo de décadas de existência, já premiaram mais de 500 investigadores.

Os Prémios Pfizer distinguem os melhores trabalhos de investigação básica e clínica, elaborados total ou parcialmente em instituições portuguesas por investigadores portugueses ou estrangeiros e conferem anualmente um prémio monetário no valor de 20.000 euros para cada um dos projetos vencedores em cada área.

Três cientistas portugueses reconhecidos em 2014

Na edição de 2014 os projetos premiados apresentaram avanços significativos no conhecimento sobre a vida e descrição de um novo ponto de controlo na divisão celular, uma nova solução para a expansão e transplantação das células estaminais da medula óssea e resultados promissores para futura terapêutica alternativa para o tratamento de leucemia frequentes em crianças.

João Taborda Barata e Henrique Veiga Fernandes, ambos do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Faculdade de Medicina de Lisboa e Hélder Maiato, do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) foram os cientistas vencedores da 58.ª edição dos Prémios Pfizer.

800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Jornal Médico
800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde

Se não os tivéssemos seria bem pior! O reforço do Programa Operacional da Saúde com 800 milhões de euros pode ser entendido como sinal político de valorização do setor da saúde. Será uma viragem na política restritiva? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 40 anos precisa de cuidados intensivos! Há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções. É urgente pensarmos na nova década com rigor e disponibilidade sincera.

Mais lidas