Novartis entrega 300 milhões de tratamentos para combater a malária em crianças
DATA
19/01/2016 16:53:09
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Novartis entrega 300 milhões de tratamentos para combater a malária em crianças

malaria1
A Novartis atingiu o seu marco histórico ao entregar 300 milhões de tratamentos pediátricos contra a malária, fornecidos sem fins lucrativos, ajudando a reduzir o impacto desta doença nas crianças em mais de 30 países endémicos de malária.

Os bebés e as crianças mais pequenas fazem parte do grupo em maior risco de contrair a malária, sendo que, atualmente, 70% das mortes ocorrem em crianças com idade inferior a cinco anos.

Apesar da taxa de mortalidade infantil por malária ter diminuído em 71%, desde 2000, a malária continua a matar uma criança a cada dois minutos, de acordo com o Relatório Mundial da Malária 2015 da OMS.

“Este marco histórico demonstra o nosso compromisso, a longo prazo, em combater a malária e ajudar as crianças que estão em maior risco”, diz Joseph Jimenez, CEO da Novartis. “Estamos orgulhosos do papel que temos desempenhado para ajudar a reduzir a mortalidade infantil por malária. E vamos continuar a fornecer tratamentos a pessoas que precisem, sem fins lucrativos, contribuindo para o objetivo de vivermos num mundo sem malária”, acrescentou.

O medicamento da Novartis constitui a referência de tratamento para milhões de pessoas com malária, em todo o mundo. A formulação dispersível deste anti malárico (uma combinação de arteméter e lumefantrina) foi desenvolvida pela Novartis e pela Medicines for Malaria Venture, respondendo a um apelo da UNICEF/OMS para o desenvolvimento de medicamentos child-friendly. As diretrizes da OMS para o tratamento da malária recomendam comprimidos dispersíveis em vez de formulações líquidas para crianças. E por isso, foi o primeiro medicamento pré-qualificado pela Organização Mundial de Saúde para combater a malária em idade pediátrica.

A Saúde de Portugal está doente!
Editorial | Joana Romeira Torres, Membro da direção Nacional da APMGF
A Saúde de Portugal está doente!

A situação com as urgências no país são a ponta do iceberg dos inúmeros problemas da Saúde em Portugal. Engana-se quem acredita que a solução se baseia apenas nelas.

Mais lidas