Novo tratamento genético eficaz no tratamento de doentes de Parkinson
10/01/2014 12:05:05

Novo tratamento genético eficaz no tratamento de doentes de Parkinson

[caption id="attachment_5727" align="alignleft" width="300"]parkinson A terapia genética, denominada "ProSavin", usa um vírus inerte que leva genes correctivos directamente à zona do cérebro que controla o movimento e foi desenhada para converter as células do sistema nervoso em fábricas de dopamina (neurotransmissor responsável por várias funções do cérebro como a memória ou o movimento)[/caption]

Um novo tratamento genético permite "melhorias no controlo do movimento" ao doentes de Parkinson, noticia hoje a revista britânica "The Lancet".

Um grupo de investigadores franceses, liderado por Stephane Palfi, professor dos hospitais universitários Henri-Mondon de Créteil, França, administrou o novo tratamento a quinze doentes com Parkinson em estado avançado entre os 48 e os 65 anos que não respondiam aos tratamentos convencionais.

A terapia genética, denominada "ProSavin", usa um vírus inerte que leva genes correctivos directamente à zona do cérebro que controla o movimento e foi desenhada para converter as células do sistema nervoso em fábricas de dopamina (neurotransmissor responsável por várias funções do cérebro como a memória ou o movimento).

Os doentes de Parkinson sofrem uma perda desse neurotransmissor, o que lhes causa tremores, lentidão dos movimentos e rigidez muscular, entre outros sintomas.

Depois de testar a terapêutica durante um ano nos 15 pacientes escolhidos, os cientistas comprovaram que o novo tratamento é "eficaz, seguro e bem tolerado" pelos doentes.

Durante o estudo foram avaliadas funções motoras como a fala, os tremores, a rigidez, o movimento dos dedos, a postura, a forma de andar e a lentidão, tendo sido observadas melhorias importantes depois de seis meses de tratamento.

"O ProSavin é seguro e foi bem tolerado pelos doentes em estado avançado de Parkinson. Melhorias no controlo dos movimentos foram registadas em todos eles", afirmou Palfi, ressalvando que os resultados são limitados e, apesar de promissores, devem ser "interpretados com precaução".

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.