Risco de AVC e ataque cardíaco devido a produtos de testosterona avaliado nos EUA
DATA
03/02/2014 11:00:00
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Risco de AVC e ataque cardíaco devido a produtos de testosterona avaliado nos EUA

testoteronaA Administração para a Alimentação e Drogas dos Estados Unidos está a investigar o risco de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e morte em homens que tomam produtos de testosterona aprovados por aquela entidade.

Em comunicado emitido sexta-feira, a Administração para a Alimentação e Drogas (Food and Drug Administration – FDA) refere que tem vindo a acompanhar este risco e decidiu reavaliar esta questão devido à recente publicação de dois estudos distintos em que se sugere um aumento do risco de eventos cardiovasculares entre os grupos de homens prescritos terapia de testosterona.

“Estamos a fazer este alerta enquanto continuamos a avaliar as informações a partir desses estudos e outros dados disponíveis. Comunicaremos as conclusões e recomendações finais quando a avaliação for concluída”, refere o mesmo texto.

De acordo com a FDA, neste momento ainda foi concluído que o tratamento com testosterona e aprovado pelo organismo aumenta o risco de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco ou morte, alertando que “os pacientes não devem parar de tomar produtos de testosterona prescritos sem antes discutir quaisquer questões ou preocupações com os seus profissionais de saúde”.

“Os profissionais de saúde devem considerar se os benefícios do tratamento com testosterona e aprovados pelo FDA ultrapassam os riscos potenciais do tratamento”, refere.

A administração indica ainda que a informação de prescrição nos rótulos de medicamentos de produtos de testosterona aprovados pela FDA deve ser seguida.

“A testosterona é uma hormona essencial para o desenvolvimento do crescimento do sexo masculino e características masculinas”, explica.

 

 

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo

Sejam Felizes
Editorial | António Luz Pereira, vice-presidente da APMGF
Sejam Felizes

O início de cada ano é também o início do percurso de milhares de novos médicos. A todos, mas especialmente aqueles que como nós escolheram como futuro ser Médico de Família, queremos receber-vos com um desejo e um desafio. Que sejam felizes e façam com que aqueles que se cruzam convosco sejam felizes. Desejamos profundamente que este internato de formação específica em MGF seja um caminho de felicidade. Que se sintam totalmente realizados por terem escolhido a melhor especialidade do mundo. Que sejam felizes no internato, para que possam ser ainda mais felizes fora dele.

Mais lidas