Nova ambulância no Algarve para transportar recém-nascidos e doentes pediátricos
DATA
01/04/2014 13:57:37
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Nova ambulância no Algarve para transportar recém-nascidos e doentes pediátricos

Ambulância INEM

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Centro Hospitalar do Algarve (CHA) dispõem desde segunda-feira de uma ambulância de transporte inter-hospitalar pediátrico (TIP) para operar na região algarvia.

A nova unidade tem como objectivo "reforçar a capacidade de resposta na área do doente crítico pediátrico e neonatal" e o "transporte de recém-nascidos e doentes pediátricos em estado crítico entre Unidades de Saúde", referiu o INEM, em comunicado.

"A nova ambulância TIP do INEM vai funcionar com equipas médicas do CHA, sendo o seu accionamento efectuado pelos Médicos das Unidades Hospitalares que necessitem deste serviço ou pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. Trata-se de um meio altamente diferenciado, com capacidade de prestação de cuidados na área do Suporte Avançado de Vida", acrescenta-se.

Em Portugal, existem actualmente três ambulâncias TIP, uma em Lisboa, outra em Coimbra e a terceira no Porto. Cada uma delas dispõe de um médico, um enfermeiro e um técnico de ambulância de emergência.

No ano passado, o INEM registou 1.289 intervenções de ambulâncias TIP, com o veículo de Lisboa a somar 587 acções, enquanto a do Porto registou 507 e a de Coimbra teve 195 missões.

A ambulância de configuração TIP está equipada com todo o material necessário à estabilização de doentes críticos dos zero aos 18 anos de idade, "permitindo o seu transporte para hospitais onde existam unidades diferenciadas com capacidade para o seu tratamento", acrescenta o INEM.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo

Sejam Felizes
Editorial | António Luz Pereira, vice-presidente da APMGF
Sejam Felizes

O início de cada ano é também o início do percurso de milhares de novos médicos. A todos, mas especialmente aqueles que como nós escolheram como futuro ser Médico de Família, queremos receber-vos com um desejo e um desafio. Que sejam felizes e façam com que aqueles que se cruzam convosco sejam felizes. Desejamos profundamente que este internato de formação específica em MGF seja um caminho de felicidade. Que se sintam totalmente realizados por terem escolhido a melhor especialidade do mundo. Que sejam felizes no internato, para que possam ser ainda mais felizes fora dele.

Mais lidas