Redução de enzima pode ajudar em tratamentos contra obesidade e diabetes
DATA
10/04/2014 11:08:19
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Redução de enzima pode ajudar em tratamentos contra obesidade e diabetes

Investigação em cobaias

A diminuição dos níveis de uma enzima pode ajudar nos tratamentos contra a obesidade e a diabetes tipo 2, conclui um estudo com ratos de laboratório publicado hoje na revista Nature.

A investigação, conduzida por equipas da Escola de Medicina de Harvard e da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, concentrou-se em reduzir a enzima Nicotinamida N-Metiltransferase, que se encontra principalmente no fígado, e em analisar a sua influência na obesidade e na diabetes tipo 2.

A dupla de cientistas Barbara Kahn e Charles Brenner observou que, ao diminuir os níveis da enzima com medicamentos conhecidos como oligonucleótidos antissentido, os ratos de laboratório obesos e diabéticos ficaram com menos 47 por cento de massa gorda e ganharam 15 por cento de massa magra, ao mesmo tempo que melhoraram a sua tolerância à glicose.

Segundo a equipa, a redução da enzima Nicotinamida N-Metiltransferase em ratos de laboratório, que a tinham em elevadas concentrações no fígado e no tecido adiposo branco, fez com que os roedores ficassem mais magros quando ingeriam uma dieta com alto teor de gordura e mais protegidos de consequências da obesidade como a intolerância à glicose.

COVID e não-COVID: Investimentos para resolver novos e velhos problemas
Editorial | Rui Nogueira, Médico de Família e presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
COVID e não-COVID: Investimentos para resolver novos e velhos problemas

Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência terminou e o estado de calamidade passou, mas o problema de saúde mantem-se ativo. É urgente encontrar uma visão inovadora e adotar uma nova estratégia. As unidades de saúde precisam de encontrar respostas adequadas e seguras.

Mais lidas