Proteína impede que o VIH penetre nas células do sistema imunitário
DATA
30/04/2014 11:07:11
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Proteína impede que o VIH penetre nas células do sistema imunitário

virussida

Uma classe de proteína que se encontra em corais das águas australianas impede que o vírus da sida penetre nas células do sistema imunitário humano, revela um estudo apresentado na terça-feira num congresso nos Estados Unidos.

As proteínas em causa, chamadas cnidarinas, existem em corais das águas costeiras do norte australiano, os investigadores dedicaram-se a estas proteínas depois de examinarem milhares de extractos naturais no acervo biológico do Instituto Nacional do Cancro norte-americano.

O coordenador do estudo, Barry O'Keefe, assegurou, na reunião anual de biologia experimental, em San Diego, que estas proteínas bloqueiam a infecção do VIH e "parecem fazê-lo de uma maneira completamente nova".

Os cientistas identificaram e "purificaram" as cnidarinas e provaram a sua actividade contra estirpes do vírus da sida produzidas em laboratório.

Na apresentação do estudo, Barry O'Keefe descreveu como "surpreendentemente potente" a capacidade destas proteínas bloquearam o VIH em concentrações de mil milionésimos de grama, quantidade suficiente para impedir que ocorra o primeiro passo da transmissão do vírus: a penetração do VIH na célula do sistema imunitário, conhecida por célula T. As cnidarinas ligam-se ao vírus e impedem que este se funda com a membrana da célula T, pelo que os cientistas crêem que estas proteínas têm um mecanismo de acção único.

O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Joana Torres
O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde

A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.