O Ministério da Saúde prorrogou, até segunda-feira, o prazo para os jovens médicos escolherem o local da sua especialidade médica, segundo informação da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).
O processo de escolha das 1.548 vagas por parte dos candidatos teve início ontem, às 14H30, e estava previsto terminar até sexta-feira, com representantes dos médicos a reclamarem o adiamento desta data.
A Ordem dos Médicos do Norte sugeriu mesmo a possibilidade de prorrogar o início de funções por 15 dias de forma automática para quem o solicitar.
A ACSS divulgou, na segunda-feira à noite, o mapa de vagas para ingresso no primeiro ano da especialidade do Internato Médico, a ter início a 2 de Janeiro de 2015.
“Foi cumprido o objectivo de atribuir uma vaga para cada candidato”, afirma a ACSS em comunicado, sublinhando que o mapa divulgado “contempla vagas para todos os candidatos que se apresentaram à área profissional de especialização, num total de 1.548, número que representa um acréscimo de mais 71 vagas relativamente ao ano passado (1.477)”.
Em comunicado divulgado ao início da noite de ontem, a ACSS anunciou que foi prorrogado o prazo para a escolha de especialidade médica, que assim passou a ter como data limite a próxima segunda-feira.
Este adiamento levou em conta “a evolução do processo de escolhas durante o dia de hoje”, lê-se no comunicado emitido ontem.