Uma missão técnica portuguesa ligada à área da Saúde visita Cabo Verde de segunda a sexta-feira para, entre outras questões, identificar novas áreas de colaboração a desenvolver no quadro do próximo Programa de Cooperação bilateral (2016/19).
Num comunicado, a embaixada de Portugal em Cabo Verde indicou ontem que a missão integra representantes da Direcção-geral da Saúde (DGS), Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e Instituto Português do Sangue e Transfusão (IPST).
Além de identificar os projectos de cooperação potencialmente a incluir no Programa de Cooperação 2016/19, a missão vai proceder também a um levantamento das necessidades locais, identificar eventuais constrangimentos e aprofundar o diálogo com os parceiros cabo-verdianos.
Na nota é indicado também que as cinco entidades sanitárias portuguesas vão recolher informações sobre as intervenções que estão a ser desenvolvidas pelos parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde com actuação neste sector e explorar eventuais complementaridades e sinergias a criar.
A missão insere-se no quadro do Protocolo de Colaboração Técnica na área da Saúde celebrado entre Portugal e Cabo Verde por ocasião da III Cimeira Luso-Cabo-verdiana, que decorreu em Lisboa a 17 de Dezembro de 2014.
Paralelamente, também na Cidade da Praia, decorrerá a IX Reunião da Comissão Mista instituída ao abrigo do acordo de cooperação celebrado entre os dois ministérios da Saúde no domínio dos Cuidados Nefrológicos, assinado em Abril de 2008.
O programa da missão técnica inclui encontros de trabalho com os diferentes serviços que integram o Ministério da Saúde cabo-verdiano, bem como com instituições que, na sua esfera de competências, se assumem como parceiras estratégicas do sector da Saúde em Cabo Verde.
Entre eles figuram o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), Agência Regulação e Supervisão Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI) e a Cruz Vermelha Cabo-Verdiana (CVCV).
Do programa consta ainda visitas aos hospitais Agostinho Neto, na Cidade da Praia, e Regional de Santiago Norte (concelho de Santa Catarina), assim como aos centros de saúde de Tira-Chapéu (na capital cabo-verdiana, e de Santa Cruz, município no nordeste da ilha de Santiago).
As conclusões produzidas no contexto da missão serão apresentadas e discutidas no último dia da visita a Cabo Verde, na sexta-feira, num encontro com a ministra-adjunta e da Saúde cabo-verdiana, Cristina Fontes Lima.
Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo
A situação com as urgências no país são a ponta do iceberg dos inúmeros problemas da Saúde em Portugal. Engana-se quem acredita que a solução se baseia apenas nelas.