Norte será primeira região com cobertura a 100% de médicos de família
DATA
24/04/2015 16:43:09
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Norte será primeira região com cobertura a 100% de médicos de família

Macedo, Paulo 1

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, afirmou hoje que a região norte será a primeira do país com uma cobertura total de médicos de família, adiantando que neste momento apenas estão a descoberto três por cento dos utentes.

"Noventa e sete por cento da região norte já tem médico de família", sublinhou, durante a inauguração do novo Centro de Saúde de Terras de Bouro, um investimento de um milhão de euros.

Para Paulo Macedo, aquela região será a primeira do país com uma "cobertura a 100 por cento" de médicos de família.

O Centro de Saúde de Terras de Bouro serve 4.800 utentes, tendo sido recentemente dotado de mais dois médicos, que asseguram uma cobertura de 98 por cento.

No país, estão actualmente em funcionamento 419 unidades de saúde familiar (USF), das quais 214 no norte.

Admitindo que nenhum sector "passou à margem" da crise, o ministro frisou que, mesmo assim, o Governo continuou a investir no Serviço Nacional de Saúde, garantindo aos portugueses "mais acesso a medicamentos, mais consultas e mais cirurgias".

"Para este ano, o acesso ao SNS continuará a aumentar", garantiu.

DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Editorial | Rui Nogueira, Médico de Família e presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Depois de três meses de confinamento é necessário aceitarmos a prudência de DES”confinar sem DISconfinar. Não vamos querer “morrer na praia”! As aprendizagens da pandemia Covid-19 são uma ótima oportunidade para acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência e o estado de calamidade ensinaram-nos muito! É necessário desconfinar o centro de saúde com uma nova visão e reinventar o conceito com unidades de saúde aprendentes e inovadoras.

Mais lidas