Ex-Presidente da APIFARMA distinguido com Medalha de Ouro do Ministério da Saúde
DATA
27/04/2015 16:03:04
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Ex-Presidente da APIFARMA distinguido com Medalha de Ouro do Ministério da Saúde

Gomes Esteves APIFARMA

João Gomes Esteves, ex-presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) de que é actualmente presidente da mesa da assembleia geral, foi distinguido no passado dia 7 – Dia Mundial da Saúde – com a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde por serviços distintos, numa cerimónia presidida pelo ministro, Paulo Macedo.

Enquanto presidente da direcção da APIFARMA, cargo que desempenhou entre 1991-1993 e entre 1998-2006, Gomes Esteves promoveu um conjunto de actividades que se reflectiram na estabilidade e prestígio do sector, das quais se destacam a realização de protocolos com o Governo destinados a promover a sustentabilidade financeira do SNS, as parcerias estratégicas com universidades, instituições científicas e associações de doentes, a reformulação dos códigos deontológicos com as ordens dos Médicos, dos Farmacêuticos e dos Médicos Veterinários.

O agora homenageado, integrou ainda as direcções da EFPIA - European Federation of Pharmaceutical Industries Associations e da IFPMA - International Federation of Pharmaceutical Manufactures & Associations.

Actualmente, Gomes Esteves integra o conselho de administração da Fundação AFID Diferença e preside à mesa da assembleia geral da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, de cuja direcção fez parte desde meados dos anos noventa até 2014, primeiro como director e depois como vice-presidente.

Nesta qualidade representou a CIP, entre 2001 e 2014, junto da Business Europe - Confederação Europeia das Federações Empresariais.

É também vice-presidente do conselho geral da AIP-CCI - Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio Internacional e curador da Fundação AIP.

O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Joana Torres
O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde

A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.