O Centro de Saúde de Carnaxide, em Oeiras, estrutura que vai servir 30 mil utentes, vai começar a ser construído na quarta-feira, estando a obra orçada em cerca de 2,2 milhões de euros.
Actualmente localizado num prédio de habitação, o Centro de Saúde de Carnaxide era visto pela Câmara de Oeiras como um "caso preocupante".
O lançamento da primeira pedra do futuro edifício será realizado na quarta-feira e a obra deverá estar concluída em Fevereiro de 2016.
A obra vai ser construída no antigo Quintal Desportivo de Carnaxide, em terreno cedido pela autarquia.
Para o presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas, o novo equipamento é "uma obra há muito desejada pela população de Carnaxide, que tem vindo a aumentar, e responderá às necessidades prementes".
O novo Centro de Saúde de Carnaxide vai criar 24 postos de trabalho e deverá servir 30 mil utentes nas valências de medicina familiar, com duas unidades.
Para a cerimónia de lançamento da primeira pedra do futuro Centro de Saúde de Carnaxide são esperados o presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas, e o presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Cunha Ribeiro.
Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.