Cinco hospitais portugueses distinguidos pela excelência

Hospital_generico
Os Hospitais Santa Maria Maior (Barcelos) e de Braga, os Centros Hospitalares Tâmega e Sousa e do Porto e a Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Minho apresentaram os melhores níveis de desempenho global em 2014.

Este top 5 foi escolhido pela IASIST, empresa multinacional dedicada à realização de estudos que incidem sobre a atividade clínica desenvolvida pelas organizações prestadoras de cuidados de saúde.

A lista de vencedores foi divulgada hoje, através de um comunicado, juntamente com a lista de nomeados onde também estão incluídos o Hospital Vila Franca de Xira, o Centro Hospitalar Povoa do Varzim/Vila do Conde, o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, o Hospital Beatriz Ângelo, o Centro Hospitalar Tondela, o Hospital Espírito Santo (Évora),  o Centro Hospitalar de São João, o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, a ULS de Matosinhos e a ULS do Nordeste.

A IASIST atribui então cinco prémios, "um para cada tipologia de hospitais, de acordo com os critérios de classificação da ACSS" e a participação dos hospitais é voluntária, sendo que, de acordo com a empresa, “todos aceitaram a sua inclusão nesta iniciativa, iniciada no ano passado” e que conta com o patrocínio oficial do ministro da Saúde.

“A disponibilização de indicadores objetivos e rigorosos sobre o desempenho clínico hospitalar, utilizando como comparador os melhores resultados obtidos num conjunto de hospitais similares, é uma ferramenta fundamental para a gestão clinica”, refere a multinacional que, garante não ter como objetivo apresentar um ranking de hospitais, apenas “distinguir os que apresentam os melhores resultados” e fornecer mais tarde “de forma personalizada e confidencial, a cada hospital, um documento com o seu posicionamento global e a sua avaliação em cada um dos indicadores utilizados”.

Esta avaliação é feita através de vários indicies e números que dizem respeito a indicadores de qualidade e de eficiência e está limitada aos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) do Continente, incluindo as Parcerias Público Privadas (PPP).

O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Joana Torres
O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde

A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.