Quase 70% dos portugueses de alto risco cardiovascular têm obesidade central
DATA
29/09/2015 11:30:25
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Quase 70% dos portugueses de alto risco cardiovascular têm obesidade central

 Female belly with tape measure
Cerca de 70% dos portugueses de alto risco cardiovascular apresentam elevado perímetro abdominal e perto de 40% sofrem de obesidade, segundo dados de um estudo europeu ontem divulgados em Portugal.

O estudo realizado em 14 países - incluindo em Portugal, através da Sociedade de Cardiologia - foi feito no âmbito dos cuidados de saúde primários com o objetivo de avaliar as medidas de prevenção cardiovascular nos doentes considerados de alto risco.

Os resultados, agora divulgados, mostram que a obesidade central (aumento do perímetro abdominal) afeta 68% dos doentes portugueses, um valor ligeiramente acima da média europeia, que se situa nos 64%.

A nível europeu, o estudo EuroAspir IV mostrou que 80% dos doentes de risco europeus têm excesso de peso.

No conjunto de países avaliados, Portugal aparece em 10.º lugar ao nível dos doentes com obesidade (38%), estando neste caso situado abaixo da média europeia que é de 44%.

No estudo realizado entre 2014 e 2015 participaram 6.700 pessoas de 14 países europeus, 406 deles são doentes portugueses.

Além da obesidade, o estudo avaliou os níveis de atividade física dos doentes de alto risco cardiovascular, concluindo que em Portugal apenas 20% desses pacientes pratica exercício.

Relativamente ao consumo de tabaco, apenas 10% dos doentes de risco eram fumadores, colocando Portugal abaixo da média europeia de 17%.

Lusa/Jornal Médico

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo

Sejam Felizes
Editorial | António Luz Pereira, vice-presidente da APMGF
Sejam Felizes

O início de cada ano é também o início do percurso de milhares de novos médicos. A todos, mas especialmente aqueles que como nós escolheram como futuro ser Médico de Família, queremos receber-vos com um desejo e um desafio. Que sejam felizes e façam com que aqueles que se cruzam convosco sejam felizes. Desejamos profundamente que este internato de formação específica em MGF seja um caminho de felicidade. Que se sintam totalmente realizados por terem escolhido a melhor especialidade do mundo. Que sejam felizes no internato, para que possam ser ainda mais felizes fora dele.

Mais lidas