Sociedades acordam oficialmente a constituição da ARELP
DATA
30/09/2015 17:24:15
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Sociedades acordam oficialmente a constituição da ARELP

ARELP1
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a Asociación Latino Americana de Tórax (ALAT), a European Respiratory Society (ERS) e representantes de Angola, Moçambique e Cabo Verde, acordaram oficialmente a constituição da Associação Respiratória de Língua Portuguesa (ARELP) como uma Associação Internacional sem fins lucrativos.

O acordo foi oficializado no passado dia 27, no Congresso Internacional da European Respiratory Society, ficando estabelecida a intenção das quatro Sociedades fundadoras assinarem a constituição e estatutos da ARELP no Congresso da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, que terá lugar no Algarve de 5 a 7 Novembro de 2015.

Esta associação foi constituída com o objetivo de promover a saúde respiratória através de parcerias entre sociedades respiratórias internacionais e organizações que partilhem e coordenem o seu conhecimento, experiência e recursos no espaço da língua portuguesa.

Segundo Carlos Robalo Cordeiro, presidente da SPP, a ARELP representa “um passo importante não só na afirmação da língua portuguesa como elo de ligação e partilha de conhecimento, como também uma forma de atenuar as discrepâncias existentes no que toca ao acesso à formação e conhecimento na área da Pneumologia”.

A associação será composta por membros fundadores, membros filiados, membros individuais e membros honorários.

SPP, SBPT, ALAT e ERS foram identificados com membros fundadores, representando as maiores sociedades respiratórias e reconhecidas como tal no espaço da língua portuguesa.

Os membros filiados serão organizações que têm missões similares às dos membros Fundadores e que possam contribuir substancialmente para os objectivos da associação.

Os membros individuais serão profissionais da área respiratória que residam no espaço da língua portuguesa e que estejam melhor posicionados para representar a comunidade respiratória nos países sem sociedades ou organizações nacionais.

Os membros honorários serão eleitos por Assembleia Geral.

O Comité Executivo da ARELP constituirá o Fórum de Associações Respiratórias de Língua Portuguesa (FARELP), como um grupo de trabalho cujo objetivo será focado em atividades relacionadas com a educação médica e a promoção da saúde respiratória.

Lausanne (Suíça) será o domicílio da ARELP. A Sociedade Portuguesa de Pneumologia apoiará a ARELP com serviços de Secretariado a partir de Lisboa e o primeiro presidente será um líder de opinião brasileiro, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo

Sejam Felizes
Editorial | António Luz Pereira, vice-presidente da APMGF
Sejam Felizes

O início de cada ano é também o início do percurso de milhares de novos médicos. A todos, mas especialmente aqueles que como nós escolheram como futuro ser Médico de Família, queremos receber-vos com um desejo e um desafio. Que sejam felizes e façam com que aqueles que se cruzam convosco sejam felizes. Desejamos profundamente que este internato de formação específica em MGF seja um caminho de felicidade. Que se sintam totalmente realizados por terem escolhido a melhor especialidade do mundo. Que sejam felizes no internato, para que possam ser ainda mais felizes fora dele.

Mais lidas