CHL e UBI com protocolo de cooperação em informação e investigação
DATA
03/12/2015 15:17:26
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



CHL e UBI com protocolo de cooperação em informação e investigação

centro hospitalar de leiria
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e a Universidade da Beira Interior (UBI) formalizaram recentemente um protocolo de cooperação nas áreas da informação, investigação e da extensão universitária.

"O CHL tem vindo a apostar cada vez mais na investigação científica e médica. A nova cooperação institucional com a UBI, ao nível da informação e da investigação em várias áreas específicas, será certamente profícua para ambas as partes", salientou o  presidente do Conselho de Administração do CHL, Helder Roque, através de um comunicado enviado à nossa redação.

De acordo com a nota de imprensa, o acordo preconiza a realização de estudos e projetos de investigação, a organização conjunta de seminários, conferências, colóquios e aulas abertas sobre temáticas de interesse para as duas instituições, bem como a disponibilização de especialistas para esses eventos ou outro tipo de atividades de interesse comum.

Com o objetivo de aproveitar sinergias, o protocolo estabelece ainda o intercâmbio de informações estatísticas e de outros âmbitos.

"O CHL facultará, em cada ano letivo e sempre que possível, estágio a finalistas dos cursos ministrados pela UBI, o que proporcionará a inserção de recém-licenciados no mercado de trabalho, e, por outro lado, promoverá o contacto com novos conhecimentos e métodos de gestão", lê-se ainda no documento.

No âmbito dos estágios curriculares, "ao CHL compete nomear um orientador profissional para cada estudante, com a função de distribuir o trabalho considerado relevante para a sua atividade. Já a UBI é responsável por nomear um orientador pedagógico para o mesmo estudante, que deve acompanhar a aplicação dos conhecimentos adquiridos na universidade. No final do estágio, o estudante deve entregar um relatório para avaliação das duas entidades".

A UBI pode ainda publicar a descrição geral de cada projeto realizado nas revistas da especialidade, com a revisão prévia do CHL, e todas as publicações serão efetuadas em comum.

COVID e não-COVID: Investimentos para resolver novos e velhos problemas
Editorial | Rui Nogueira, Médico de Família e presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
COVID e não-COVID: Investimentos para resolver novos e velhos problemas

Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência terminou e o estado de calamidade passou, mas o problema de saúde mantem-se ativo. É urgente encontrar uma visão inovadora e adotar uma nova estratégia. As unidades de saúde precisam de encontrar respostas adequadas e seguras.

Mais lidas