Imagem 720*435
DATA
17/10/2016 11:02:32
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Cabo Verde prepara certificação da erradicação da poliomielite após 15 anos sem registos

Cabo Verde prepara-se para se tornar num dos três países candidatos à certificação pela Organização Mundial da Saúde (OMS) da erradicação de poliomielite, que afeta crianças menores de cinco anos, após um ciclo de 15 anos sem quaisquer registos desta doença infeciosa.

De acordo com a delegação da OMS naquele país, Cabo Verde foi selecionado pela Comissão Regional de Certificação da Poliomielite em África (CRCA), ao lado de nações como Argélia e o Gabão, para submeter a documentação completa com vista à certificação da erradicação da poliomielite no seu território.

A CRCA é um órgão independente para supervisionar o processo de certificação na Região Africana e foi criada pela Direção Regional da OMS para África.

O dossiê deverá ser apresentado na próxima reunião da CRCA, agendada do 21 a 25 de novembro, nos Camarões.

Para apoiar Cabo Verde na elaboração do dossiê, encontra-se na ilha de Santiago, entre hoje e sexta-feira, uma missão da Organização Mundial da Saúde.

"O objetivo desta visita é garantir que Cabo Verde esteja bem preparado para apresentar a documentação completa no mês de novembro, verificar a exatidão, precisão, plenitude e totalidade da documentação e fornecer recomendações para sua melhoria e finalização", adiantou a OMS através de comunicado.

As certezas enganadoras sobre os Outros
Editorial | Mário Santos, membro da Direção Nacional da APMGF
As certezas enganadoras sobre os Outros

No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: