Imagem 720*435
DATA
31/10/2016 12:55:45
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Terceira Unidade de Saúde Familiar abre em Viana para servir mais de 7 mil utentes

O concelho de Viana do Castelo vai contar, a partir de quarta-feira, com a terceira Unidade de Saúde Familiar (USF), situada em Santa Marta de Portuzelo, para servir 7.700 utentes, anunciou hoje a ARS-N.

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) adianta que aquela estrutura, designada "Cuidarte", vai ser "composta por cinco médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, seis enfermeiros de família e quatro secretários clínicos, o que, desta forma, lhe permite atribuir equipa de saúde familiar a, praticamente, toda a população inscrita".

Com a abertura da ducentésima trigésima quinta USF da região Norte, de um total nacional de 459, "o Centro de Saúde de Viana do Castelo (onde esta USF se insere), passa a dispor de três USF, duas UCSP (Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados) e uma UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade".

Na nova estrutura que vai abrir naquela freguesia do concelho de Viana do Castelo estão incluídos os serviços de "vigilância, promoção da saúde e prevenção da doença nas diversas fases da vida, cuidados em situação de doença aguda, acompanhamento clínico de doença crónica e patologia múltipla, cuidados no domicílio e integração e colaboração em rede com outros serviços, setores e níveis de diferenciação, numa perspetiva de "gestor de saúde" do cidadão".

Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?
Editorial | Jornal Médico
Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?

O regime remuneratório das USF modelo B há muito que é tema para as mais diversas discussões, parecendo ser unânime a opinião de que necessita de uma revisão, inexistente de forma séria desde a sua implementação.