Exposição de arte de doentes de parkinson inaugurada amanhã
DATA
10/04/2018 16:16:27
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Exposição de arte de doentes de parkinson inaugurada amanhã

A Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk) em parceria com a BIAL inauguram amanhã, 11 de abril, a partir das 15 horas, no Palácio Baldaya, em Lisboa, uma exposição de arte com cerca de 30 trabalhos realizados por 18 doentes com parkinson.

Em exposição estão trabalhos que vão desde a poesia à pintura e da escultura à fotografia, entre outros. A exposição é de entrada livre e ficará em exibição até ao final do mês de abril.

A parceria entre a APDPk e a BIAL, para assinalar amanhã o Dia Mundial da Doença de Parkinson, tem como o mote “De mãos dadas pela Doença de Parkinson” e a cerimónia de inauguração da exposição começa com uma aula da dança para cerca de 20 pessoas que vivem com esta doença. A aula, conduzida pelo formador e coreógrafo Rafael Alvarez, visa sensibilizar para os constrangimentos que esta doença impõe aos portadores.

A presidente da APDPk, Ana Botas, explica que “o exercício físico é essencial para os doentes de parkinson, e neste sentido a dança é uma das atividades que mais se adequa, porque estimula os músculos, mas também a criatividade, a autonomia, a memória e o domínio corporal. Com esta aula de dança e com a exposição de trabalhos realizados por pessoas com parkinson pretendemos sensibilizar todas as pessoas para esta doença e ao mesmo tempo proporcionar momentos de socialização e bem-estar, reforçando a importância da arte para estas pessoas”.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas