Novartis distingue projetos inovadores na área da Saúde
DATA
10/12/2018 11:43:41
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Novartis distingue projetos inovadores na área da Saúde

Os projetos vencedores do programa Techcare, promovido pela Novartis, foram apresentados no âmbito do evento “Demo Day Techcare”, que decorreu no passado dia 22 de novembro, na sede da Novartis Portugal.

O Techcare é um programa desenvolvido pela Novartis, em parceria com a Deloitte Digital e a Beta-i, que desafiou startups experientes na produção de protótipos ou já em fase de testes a desenvolver ferramentas, soluções ou métodos que respondam a necessidades da Saúde em Portugal.

Durante o encontro, a diretora-geral da Novartis Portugal, Cristina Campos, começou por saudar o público presente no evento, realçando alguns dos objetivos do grupo farmacêutico para o futuro.

“Eu sou possivelmente a fã número um do programa Techcare (…) tem sido um projeto muito emocionante para todos nós (…) não só numa perspetiva de inovação, mas também cultural. Temos vindo a encontrar soluções realmente inovadoras que nos ajudam a tornar a nossa missão em Portugal mais impactante”, afirmou Cristina Campos.

Segundo o fundador e CEO da Beta-i, Pedro Rocha Vieira, “hoje em dia, conseguimos criar soluções que previamente não eram possíveis”, no entanto, “para inovar é necessário construir um ecossistema com diferentes pessoas, dentro e fora da organização”.

O encontro contou, ainda, com o testemunho da CEO da Luz Saúde, Isabel Vaz, que revelou o segredo para o sucesso da empresa que preside, que se iniciou como startup no ano 2000. Note-se que, atualmente, o grupo conta com cerca de 30 hospitais públicos e privados, algo que é fruto da constante adaptação às mudanças e inovações no setor de Saúde.

Sob o mote “Reimagine the future”, as duas startups finalistas do Techcare – UpHill e Tonic App, apresentaram soluções inovadores nas áreas de Cardiologia, Hematologia e Dermatologia que pretendem auxiliar os médicos no diagnóstico e tomada de decisão terapêutica personalizada ao doente.

A UpHill apresentou o sistema UpSim, uma plataforma que disponibiliza formações para médicos através da simulação de experiências reais nas áreas da Cardiologia e Hematologia.

Para o CEO da UpHill, Eduardo Rodrigues, na área da Cardiologia esta ferramenta é uma mais-valia para os médicos, na medida em que “permite simular a sua prática clínica habitual e receber um relatório muito detalhado sobre os desvios e aproximações às guidelines internacionais”.

Na área da Hematologia, é possível “simular casos raros, por forma a que os médicos estejam habituados a vê-los, para que, quando encontrem um caso real, o consigam abordar da melhora forma”, explicou Eduardo Rodrigues.

Já a diretora-executiva da Tonic App, Daniela Seixas, falou sobre as principais vantagens da aplicação pensada para médicos na área da Dermatologia. “A Tonic App é muito útil, em particular para os dermatologistas e médicos de família, que lidam de perto com as doenças de pele”, sublinhou.

Através desta aplicação, os médicos têm acesso a “um conjunto de ferramentas bastante completas, sempre disponível, e com uma interface muito mais rápida e fácil de utilizar, do que noutras aplicações”, explicou Daniela Seixas.

“É importante termos sido selecionados por uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, para podermos trabalhar e aprender com eles. As empresas farmacêuticas são uns dos nossos potenciais clientes. A oportunidade dada pela Novartis tem um forte impacto no nosso produto, bem como nas ferramentas que queremos criar para os médicos, de forma a ajudá-los no seu dia-a-dia profissional”, frisou a responsável da Tonic App.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas