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da população à nascença (Ministério da O acesso a medicamentos inovadores
Saúde, 2015). Na base deste progresso, tem sido promovido em Portugal. No
esteve a inovação nos processos de ges- entanto, os custos acrescidos com estes
tão, a inovação dos canais de informação Os processos de medicamentos e os gastos já existentes
e a inovação tecnológica no diagnóstico inovação terapêutica com a comparticipação dos restantes
e no tratamento. A Organização Mundial funcionam como fármacos poderiam pôr em risco a sus-
de Saúde destaca o êxito da inovação tentabilidade do setor. Deste modo, fo-
tecnológica, referindo que “a capacidade motores de ram tomadas posições firmes na política
tecnológica disponível para entender, desenvolvimento, de saúde para evitar esta rutura. Entre
prevenir, diagnosticar e tratar a doença as várias medidas, estabeleceu-se um
foi transformada numa progressão qua- mas são também uma acordo com a IF e promoveram-se nor-
se exponencial” (WHO, 2013, p.44). fonte de aumento mas para garantir um uso racional, sem
A inovação está presente no setor da IF desperdícios.
de custos. Portugal,
desde o início do seu desenvolvimento.
A inovação do medicamento implica sendo um país que 2. INOVAÇÃO DO PRODUTO:
quase sempre a criação de um novo pro- tem implementado O SETOR DO MEDICAMENTO
duto a partir de um pré-existente ou o O setor do medicamento surge quase
um sistema de saúde
desenvolvimento de uma nova fórmula sempre associado aos processos de ino-
a partir da investigação científica. Todos predominantemente vação de produto, devido ao grande in-
estes processos envolvem investimento, público, o SNS, suporta vestimento da IF no desenvolvimento de
tempo e risco, pois nem sempre o medi- novos produtos (Lamata, Gálvez, Barros,
elevados custos com o
camento desenvolvido é aprovado para & Caro, 2015).
comercialização (Achilladelis & Antona- setor do medicamento A aposta neste tipo de inovação é uma
kis, 2001). forma de as empresas se tornarem mais
A aposta na investigação e nos ensaios competitivas e crescerem no seio de um
clínicos, em Portugal, tem vindo a cres- mercado interno e externo concorrente
cer nos últimos anos, demonstrando a e cada vez mais competitivo (Calantone,
necessidade e o interesse nacional em et al., 2010). A inovação de produtos está
criar novos fármacos e melhorar as mo- alinhada com o desenvolvimento tecno-
léculas existentes (Gulbenkian, 2014). lógico e resulta igualmente da investiga-
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