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da população à nascença (Ministério da                             O acesso a medicamentos inovadores
          Saúde, 2015). Na base deste progresso,                             tem sido promovido em Portugal. No
          esteve a inovação nos processos de ges-                            entanto, os custos acrescidos com estes
          tão, a inovação dos canais de informação   Os processos de         medicamentos e os gastos já existentes
          e a inovação tecnológica no diagnóstico   inovação terapêutica     com a comparticipação dos restantes
          e no tratamento. A Organização Mundial   funcionam como            fármacos poderiam pôr em risco a sus-
          de Saúde destaca o êxito da inovação                               tentabilidade  do  setor.  Deste  modo,  fo-
          tecnológica, referindo que “a capacidade   motores de              ram tomadas posições firmes na política
          tecnológica disponível para entender,   desenvolvimento,           de saúde para evitar esta rutura. Entre
          prevenir, diagnosticar e tratar a doença                           as várias medidas, estabeleceu-se um
          foi transformada numa progressão qua-  mas são também uma          acordo com a IF e promoveram-se nor-
          se exponencial” (WHO, 2013, p.44).  fonte de aumento               mas para garantir um uso racional, sem
          A inovação está presente no setor da IF                            desperdícios.
                                             de custos. Portugal,
          desde o início do seu desenvolvimento.
          A inovação do medicamento implica   sendo um país que              2. INOVAÇÃO DO PRODUTO:
          quase sempre a criação de um novo pro-  tem implementado           O SETOR DO MEDICAMENTO
          duto  a  partir  de  um  pré-existente  ou  o                      O setor do medicamento surge quase
                                             um sistema de saúde
          desenvolvimento de uma nova fórmula                                sempre associado aos processos de ino-
          a partir da investigação científica. Todos   predominantemente     vação de produto, devido ao grande in-
          estes processos envolvem investimento,   público, o SNS, suporta   vestimento da IF no desenvolvimento de
          tempo e risco, pois nem sempre o medi-                             novos produtos (Lamata, Gálvez, Barros,
                                             elevados custos com o
          camento desenvolvido é aprovado para                               & Caro, 2015).
          comercialização (Achilladelis & Antona-  setor do medicamento      A aposta neste tipo de inovação é uma
          kis, 2001).                                                        forma de as empresas se tornarem mais
          A aposta na investigação e nos ensaios                             competitivas e crescerem no seio de um
          clínicos, em Portugal, tem vindo a cres-                           mercado interno e externo concorrente
          cer nos últimos anos, demonstrando a                               e cada vez mais competitivo (Calantone,
          necessidade  e  o  interesse  nacional  em                         et al., 2010). A inovação de produtos está
          criar novos fármacos e melhorar as mo-                             alinhada com o desenvolvimento tecno-
          léculas existentes (Gulbenkian, 2014).                             lógico e resulta igualmente da investiga-



                                                                REVISTA PORTUGUESA DE GESTÃO & SAÚDE • N.º 21  7
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